Criação do protocolo clínico de Doença Celíaca no SUS sign now

MANIFESTO EM FAVOR DA ELABORAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO CLÍNICO DE
DOENÇA CELÍACA NO SUS.

É meu desejo que a saúde seja realmente vista não como uma benção a ser alcançada; mas como um direito humano a ser cumprido.
Kofi Anann

Os abaixo-assinados, brasileiros, residentes nas cinco regiões do país, vem a público solicitar ao Ministro da Saúde, Doutor José Gomes Temporão a homologação da resolução 397 do Conselho Nacional de Saúde, de 13 de março de 2008, sobre a elaboração do Protocolo Clínico e Tratamento da Doença Celíaca no SUS. O Protocolo permitirá às pessoas com Doença Celíaca a cobrança de ações das Autoridades de nosso país para garantir a prevenção, o diagnóstico e tratamento da patologia e a criação de Políticas Públicas em Saúde que assegurarão alimentação saudável e adequadas para grupos específicos como diabéticos, hipertensos, celíacos e fenilcetonúricos (a Doença Celíaca é a única patologia, dentre as citadas, que não possui protocolo clínico).
Doença Celíaca é uma intolerância permanente ao glúten (proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte), que acomete indivíduos com predisposição genética, e que se caracteriza pela inflamação da mucosa do intestino delgado, impedindo a absorção adequada dos alimentos, sais minerais e vitaminas. Geralmente se manifesta na infância, podendo surgir em qualquer idade, inclusive no adulto.

Através de estudos recentes, comprova-se que a Doença Celíaca está se tornando a epidemia de maior prevalência entre as patologias auto-imunes no mundo. Assim sendo, torna-se fundamental a investigação de Doença Celíaca em pacientes com os sintomas clássicos, tais como: diarréia, desnutrição, perda de peso, alterações do esmalte dentário, anemia refratária ao tratamento, hipotireoidismo, baixa estatura, osteoporose e osteopenia, esterilidade e aborto de repetição, diabetes, epilepsia, Síndrome de Down, Síndrome de Turner, autismo, dermatite herpetiforme, etc, visto que a prevenção possibilita ao indivíduo celíaco ter uma vida com qualidade e com menos ônus às esferas governamentais.

A situação de iniqüidade da saúde vivenciada pelos Portadores de Doença Celíaca nos Estados e no Brasil, nos leva a reivindicar ações da Saúde Pública, orientadas a combater o sofrimento causado pela enfermidade, ao que se sobrepõe à persistência ao aumento de problemas, pelo surgimento de novas enfermidades decorrentes do processo.

Maio de 2008.

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal
1000 / 5000

Latest Signatures

browse all the signatures

Information

Concepcion NicholsonBy:
SustainabilityIn:
Petition target:
FENACELBRA

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets