Contra o preço do Estacionamento ao ar livre em S. João da Madeira sign now

Esta iniciativa partiu de um grupo de cidadãos com diversas origens e formações, preocupado com o aumento do preço de estacionamento ao ar livre em S. João da Madeira e com as consequências que se antevêem para o centro da cidade e suas gentes.
Esta petição será enviada ao Ex. mo Senhor Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Dr. Castro Almeida.
O custo do estacionamento em S. João da Madeira surgiu com a clara finalidade de colmatar erros de planeamento na cidade nesta matéria e ainda de permitir às suas gentes e visitantes com uma maior rotatividade o acesso ao estacionamento. Assim, foi criado um regulamento que menciona a fixação de uma taxa de 0,30 Euros à hora até o limite de 2 horas. Tais alterações pareciam correctas uma vez que iriam por cobro às dificuldades em estacionar por curtos períodos de tempo. Acrescia-se o facto de as verbas apuradas poderem ser aplicadas na criação de mais e melhores estacionamentos e não na criação de receita para a Câmara Municipal. No entanto, o cidadão é obrigado a pagar 0,60 Euros à hora sem qualquer alternativa meritória. Atente-se ainda nas razões que se seguem:
-Baseado no cálculo de 8 horas diárias, 5 dias por semana, 22 dias por mês, 11 meses por ano, o contribuinte paga para estacionar à superfície 1.161,60 Euros por ano (mensalmente, cerca de 25\% do salário mínimo em Portugal é para estacionar em S. João da Madeira ao ar livre).
-Na alternativa invocada pela Câmara Municipal (parques subterrâneos e o cálculo anterior), o contribuinte é obrigado a pagar 895,40 Euros com o agravante de perda de produtividade (cerca de 1 hora diária em deslocações que chegam aos 1500 metros).
-A situação actual vai causar a diminuição de pessoas no centro assim como a degradação de toda a zona circundante.
-A situação actual favorece o comércio nas grandes superfícies, onde não se paga estacionamento.
-A situação actual é discriminatória uma vez que, na alternativa invocada, supostamente mais barata, está vedado o acesso a veículos movidos a GPL assim como a Motos.
-O preço actual praticado à superfície é o mais caro da região, afastando possíveis investidores na zona onde é feito o pagamento. Salienta-se o facto de, na cidade do Porto, o preço ser apenas metade do que é praticado na cidade de S. João da Madeira.
-A situação actual não isenta de pagamento moradores e comerciantes o que impede a Igualdade de Oportunidades.
- Os parcómetros não oferecem condições de utilização: não dão trocos nem têm um contacto expedito afixado que permita resolver eficaz e rapidamente problemas pelo que o preço praticado é exagerado para o serviço prestado.
-Falta construir um terceiro parque de estacionamento contratado que constituiria uma alternativa à má localização dos existentes e inclusive uma alternativa à obrigatoriedade de andar às voltas na cidade para aceder aos parques subterrâneos contrariando as recomendações dos especialistas em mobilidade.
- O aumento do preço não vai conduzir à desejada rotatividade no estacionamento à superfície visto que o sistema actual permite que os veículos estejam estacionados várias horas no mesmo local desde que renovem o ticket de estacionamento.
Pelas razões aqui apresentadas solicitamos o abaixamento do preço do tarifário.

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal
0 / 1000

Latest Signatures

No one has signed this petition yet

Information

Ryan ChanBy:
ReligionIn:
Petition target:
Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets