Contra o encerramento da editoria de Cultura da Agкncia Lusa sign now

A editoria de Cultura da Lusa, a ъnica agкncia noticiosa portuguesa, que difunde informaзгo para vбrias dezenas de уrgгos de comunicaзгo social (jornais, rбdios e televisхes nacionais, jornais e rбdios locais e regionais, sites de notнcias e agкncias estrangeiras) vai ser extinta esta semana (18 a 22 de Abril de 2005).

Deolinda Almeida, directora de Informaзгo da Lusa, disse ao semanбrio Expresso de 16 de Abril que a editoria, criada em 2004, nгo correspondeu аs expectativas. Na mesma notнcia, publicada na ъltima pбgina, lк-se que a decisгo visa a rentabilizaзгo de meios.

Ou seja, os jornalistas da Cultura serгo integrados noutras editorias devido а falta de pessoal da empresa, que rescindiu contrato com 66 funcionбrios em 2003, segundo notнcia veiculada pelo diбrio Pъblico no princнpio deste mкs.

Todavia, quando a prуpria Lusa tornou pъblicos, no inнcio de Abril, os lucros de mais de 2 milhхes e 130 mil euros relativos ao ano de 2004, uma pergunta torna-se obrigatуria: nгo seria possнvel retirar parte deste montante para a contrataзгo de novos profissionais, em lugar de encerrar uma editoria cuja existкncia se justifica, quer por a agкncia prestar serviзo pъblico, quer por a Cultura ser um meio cada vez mais vasto e variado?

O serviзo prestado pela editoria que desde o inнcio teve bom acolhimento por parte dos clientes da agкncia inclui, por dia, dezenas de notнcias de Artes Plбsticas, Cinema, Danзa, Literatura, Mъsica e Teatro, e a sua extinзгo constitui mais um duro golpe num sector que й sistematicamente afectado quando os meios escasseiam.

Cabe a todos os que prezam a Cultura e consideram a sua divulgaзгo necessбria protestar assinando esta petiзгo.

Roberta BookerBy:
AnimalsIn: