Contra as portagens na CRIPS sign now

Ex.mo Sr. Presidente da República Prof. Dr. Aníbal António Cavaco Silva
Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República Dr. Jaime José Matos da Gama
Ex.mo Sr. Primeiro-Ministro Eng. José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa
Ex.mo Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações Eng. Mário Lino Soares Correia

O QUE PEDIMOS:
Conclusão do IC32 - Circular Regional Interna da Península de Setúbal (CRIPS) - sem a colocação de portagens.

O QUE NOS MOVE:
Tendo o Ministro Mário Lino anunciado a 12 de Dezembro último a conclusão da CRIPS até 2011 - obra importante para o desenvolvimento e circulação na Península de Setúbal - da qual nos congratulamos, vimos por este meio manifestar o nosso descontentamento pelo anúncio da colocação de portagens na mesma.
O facto de, em Assembleia Municipal, o Ex.mo Sr. Presidente da Câmara do Seixal (e também Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal) Sr. Alfredo José Monteiro da Costa ter manifestado a sua disponibilidade "para integrar todos os movimentos e manifestações que tenham em vista apresentar o veemente protesto e repúdio por esta medida gravosa para as populações", só nos move para apresentar a presente petição.

AS NOSSAS RAZÕES:
- A CRIPS será uma via que, na sua essência, terá o traçado e a função da CRIL, complementando-a como anel à volta de Lisboa. Esta última sempre funcionou sem portagens sendo que a colocação de portagens na CRIPS denotará uma discriminação das 715 mil pessoas residentes nos concelhos de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Setúbal e Sesimbra em relação às dos concelhos a Norte. Será, por certo, inédito que o sistema Circular Regional à nossa capital seja pago apenas em metade do percurso.
- A CRIPS será uma via descongestionante da A2 e uma via importantíssima para o desenvolvimento da Península de Setúbal, para a mobilidade intra-concelhos e estruturante para a economia local.
- O troço (já em serviço) da CRIPS entre Coina e Alcochete sempre funcionou sem portagens. Tem sido um incentivo à utilização da Ponte Vasco da Gama, que nunca funcionou como real alternativa à Ponte 25 de Abril. Caso as portagens avancem, a Ponte Vasco da Gama ficará certamente ainda mais vazia.
- A população da Península de Setúbal continua a ser penalizada pelos contratos de concessão de exploração das 2 pontes o que faz com que sejamos os únicos a pagar para entrar na capital.

(foi de apoio a esta petiçao o texto do nº472 do Boletim Municipal do Seixal)

Siceramente, Os abaixo-assinados

Lucinda NashBy: