Contra a repressão ao movimento estudantil na UNICAMP sign now

Mais um capítulo nefasto se escreve na história da UNICAMP. A liberdade de organização dos estudantes é ferida, pois neste momento uma série de estudantes estão sendo levados a processo de sindicância na reitoria dessa universidade.

Na faculdade de Educação (FE), o estudante Maycon Roger de Oliveira, ex coordenador do CAP (Centro Acadêmico de Pedagogia) está sofrendo com tal absurdo, sendo indiciado com apenas 48 horas de antecedência para comparecer a um processo de sindicância da reitoria, no dia 05 de março de 2010, às 14h, no prédio da reitoria.

O motivo alegado para o processo é a responsabilização do estudante pela organização de uma festa ainda em 2009, a qual teria ocorrido em setembro. Este foi o único responsabilizado no processo. Cabe destacar que o estudante não estava nem mesmo presente na festa que supostamente organizou.

O mais importante nisso tudo não é a acusação em si, apesar de problemas advindos de implicações acadêmicas ao acusado, como uma possível punição, mas sim as intenções implícitas neste ato de repressão a um estudante. Mais uma vez, a reitoria da UNICAMP tenta apaziguar a organização dos estudantes ferindo o direito de auto-organização atacando, neste momento, a realização de festas na Universidade. Isto se liga com a liberdade de organização dos estudantes como um todo. Assim como na ocupação da reitoria em 2008, onde esta procurou desmobilizar os estudantes processando estes apenas por se organizarem e lutarem por seus direitos, com acusações individuais, hoje ataca novamente o conjunto dos estudantes, indiciando o aluno em questão.

É mais uma tentativa de amedrontar os estudantes e calá-los, procurando que assim estes deixem de organizar-se em suas tarefas, onde cabem também as realizações de festas como ato sóciocultural. Este fato se torna ainda mais alarmante sabendo-se que o estudante foi acusado de forma individual com o aval da direção da faculdade, como aponta um dos documentos apresentado ao acusado.

Diante desses fatos, vimos publicamente repudiar esta atitude da reitoria e da direção da FE, que se inscreve como uma ação antidemocrática e extremamente repressora, e apoiar o estudante em questão e todo o conjunto dos estudantes que sofrem com este ataque.

Entendemos que o caminho ideal para combater este tipo de ação é a mobilização dos estudantes e de todos que são contra as injustiças que acometem ao conjunto da sociedade, com os quais fazemos coro.

Karla PittsBy:
SustainabilityIn: