Combata o aquecimento global protegendo o CERRADO e o PANTANAL sign now

Preservem nossas florestas nativas do Brasil

Enquanto grandes empresas e organizacoes no mundo adotam medidas para conservar o meio ambiente e combater o aquecimento global, no Brasil empresarios ligados ao setor siderurgico incentivam a transformacao de florestas nativas em carvao. As florestas cultivadas (exoticas), nao tem sido suficientes para atender ao consumo das siderurgicas, que aumentou com a demanda da China por aco.

O carvao e utilizado como combustivel no beneficiamento de minerio de ferro que, sob altas temperaturas em fornos industriais, vira materia-prima para produtos metalicos. Para cada tonelada de ferro e consumida, pelo menos, uma tonelada de arvores, em forma de carvao.

O Codigo Florestal Brasileiro (Lei nє 4.771, de 15 de Setembro de 1965), da ate 10 anos de prazo para que as siderurgicas produzam suas proprias arvores para uso em forma de carvao. Segundo o artigo 21 do Codigo Florestal "as empresas siderurgicas, de transporte e outras, a base de carvao vegetal, lenha ou outra materia-prima vegetal, sao obrigadas a manter florestas proprias para exploracao racional ou formar, diretamente ou por intermedio de empreendimentos dos quais participem, florestas destinadas ao seu suprimento. Paragrafo Unico. A autoridade competente fixara para cada empresa o prazo que lhe e facultado para atender ao disposto neste artigo, dentro dos limites de 5 a 10 anos."

Em Mato Grosso do Sul, as florestas de Cerrado e do Pantanal, maior area umida de agua doce do planeta estao sendo devastadas diariamente. A pressao pela producao de carvao tambem atinge as florestas do Paraguai e da Bolivia.

Uma siderurgica inaugurada este ano em Campo Grande, preve consumo de 1.004 (hum mil e quatro) toneladas de arvores por dia.

No Pantanal, um polo minero-siderurgico de outro grupo empresarial preve consumo de mais de 18.000 (dezoito mil) toneladas/mes de arvores de florestas nativas do Brasil, Bolivia e Paraguai, convertidas em carvao vegetal.

O mesmo ocorre nos Estados de Minas Gerais e ate na Amazonia, onde siderurgicas consomem enormes quantidades de carvao vegetal, produzido com florestas nativas.

No ranking do aquecimento global o Brasil e o 4o pais que mais emite carbono para a atmosfera do planeta. O que preocupa e que 75\% do total das emissoes brasileiras sao atribuidas aos desmatamentos!

Que acoes e exemplo o governo brasileiro e as empresas estao demonstrando para as nacoes e suas cidadas e cidadaos com os fatos acima? Por que, neste momento tao preocupante do aquecimento global, permitem a transformacao de nossas florestas nativas em carvao?

Somos "ciberativistas" e nesta campanha e mostramos nossa indignacao diante dos numeros e fatos supra citados.

Nossa campanha objetiva a sensibilizacao da sociedade, de politicos e dos poderes publicos para a conservacao das nossas florestas (nativas), essenciais para garantir a continuidade e qualidade da vida.

Ainda pedimos:

* Mais atencao de parlamentares e gestores publicos com a nossa vida! Dependemos dos beneficios das florestas nativas como agua limpa, solos ferteis, biodiversidade, remedios, alimentos, regulagem do clima, abrigo e inumeros outros que um meio ambiente equilibrado proporciona gratuitamente! Uma floresta exotica plantada (de pinus ou eucalipto) jamais traria as riquezas de uma floresta natural.

* Que seja proibida a producao, transporte e uso de carvгo vegetal produzido com matas nativas (Cerrado, Pantanal, Amazonia, Mata Atlantica, Caatinga, Pampa e outros, no caso de paises vizinhos, Bosque Seco Chiquitano e Chaco);

* Que seja criado um fundo para a preservacao das florestas e recuperacao de areas degradadas, para contribuir com acoes de seqьestro de carbono da atmosfera, com recursos das grandes empresas consumidoras de carvao mineral, gas natural e outros combustiveis fosseis, como industrias siderurgicas e usinas termeletricas.

Esta campanha de ciberativismo e uma iniciativa de pessoas comuns, que ficaram sabendo das informacoes acima e se preocuparam com o futuro de suas familias, amigos, humanidade e todas as formas de vida. A campanha nao e ligada a partidos politicos ou organizacoes ambientalistas, mas й aberta a todas as formas de participacao.

Acreditamos que, apesar do tumultuado planeta, podemos construir um futuro melhor. Mais informacoes pelo e-mail: [email protected]

Goal reached !

browse all the signatures

Heather WilkinsonBy:
Business and CompaniesIn:
Ministerio Publico Federal, Ministerio Publico Estadual (MS), Governo Brasileiro, Governo do Estado de MS, deputados e autoridades ambientais.