Chico, devolve o Jabuti! sign now

Chico, devolve o Jabuti!

Chico Buarque recebeu o Prêmio Jabuti 2010 por melhor ficção do ano. O cantor, compositor e escritor Chico Buarque recebeu o Prêmio Jabuti 2010 de melhor livro de ficção do ano pelo livro Leite derramado. Agora, veja a lista com os demais vencedores do 52º Prêmio Jabuti divulgada em outubro passado:

ROMANCE
1º - Se eu fechar os olhos, de Edney Silvestre
2º - Leite derramado, de Chico Buarque
3º - Os espiões.

Sua obra Leite Derramado ficou em segundo lugar na categoria Romance, do Prêmio Jabuti. Em primeiro, ficou Se Eu Fechar os Olhos Agora, de Edney Silvestre.

Como pode o segundo lugar da subcategoria se transformar, depois, no primeiro lugar da categoria geral? É uma lógica ou malandra ou asinina. Burros, eles não são. Então se trata mesmo de malandragem.

GARFARAM O PRÊMIO DE EDNEY SILVESTRE, primeiro lugar na categoria Romance, OU DE JOSÉ REZENDE JR., primeiro lugar na categoria Contos e Crônicas, também de ficção. Fez-se uma premiação política e não literária.

Reza a biografia, ou hagiografia, de Chico Buarque que, no festival de 1966, a sua A Banda foi a vitoriosa, mas o primeiro lugar foi dividido com a esquerdista Disparada, de Geraldo Vandré. O próprio Chico teria exigido do júri a declaração de empate ou recusaria o prêmio.

Um gesto bonito, sem duvida: VOCÊ DIVIDIR O QUE LHE PERTENCE É UM ATO DE GRANDEZA. Mas FICAR COM O QUE NÃO PERTENCE, vocês sabem o que é. E o Jabuti de Melhor Livro de Ficção para Chico Buarque é isso.

Em 1966, ele dividiu o que lhe pertencia. Espero que, em 2010, ele tenha um ataque de dignidade súbita e devolva o que não lhe pertence.

Como eles adoram um abaixo-assinado, façamos um também, como passo inicial de um movimento para restaurar a dignidade em nosso país, exigindo:

Chico, devolve o Jabuti!

Antes de algum mal-entendido, que fique claro: isto não é um abaixo-assinado oficial. É apenas uma forma de demonstrar desagrado em relação a esse estado de coisas. A "idéia" surgiu com os comentários a um post no blog do Reinaldo, enviados por Alexandre, João Alberto, HMR, Antonio, Sandra, Político mente, correto?, Sueli, Marilena e especialmente o Pinheiro, que sugeriu uma campanha no Pânico na TV.

Então, da mesma forma que nos blogs, não é preciso usar o nome completo. O nome será publicado, sem qualquer outro dado, apenas para deixarmos um registro de que ainda existe quem se importe com a decência e a dignidade no Brasil.

browse all the signatures

June SimmonsBy:
Justice, rights and public orderIn:
Brasileiros Com Vergonha