Carta Aberta - Valorização da Pesquisa no Brasil sign now

Carta aberta ao Excelentíssimo Ministro da Ciência e Tecnologia e ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva

Valorização da Pesquisa no Brasil

Em nome de alunos da pós-graduação e pesquisadores Brasileiros, viemos cobrar das autoridades competentes responsáveis pelos rumos da Ciência e Tecnologia em nosso país, uma posição em relação ao orçamento destinado à pós-graduação no Brasil.

É de nosso conhecimento que o chefe do poder executivo nacional, finalizou o ano de 2007 com uma proposta de aumento das verbas destinadas às bolsas de pós-graduação, sinalizando um aumento dos valores e do quantitativo de bolsas de mestrado e doutorado no Brasil. Iniciativa louvável e de caráter extremamente necessário e urgente. A pós-graduação brasileira é um bebê que engatinha, com poucos cursos, alunos e instituições habilitadas a realizar pesquisa. A falta de investimentos é facilmente percebida como o motivo deste quadro, que reflete a falta de visão de nossos governantes para o desenvolvimento do Brasil: todos os países do mundo desenvolvido possuem uma estrutura para a pesquisa científica solidamente construída e uma política clara e simples de investimento pesado no desenvolvimento das áreas que consomem tecnologia. O capital humano é tratado como bem valioso nesse processo: professores, alunos e pesquisadores em geral têm obtidos resultados conjuntos nos mais diversos campos da ciência, fazendo com que estes países tenham um produção tecnológica - conseqüência da produção científica - que retorna o capital investido na forma de desenvolvimento para o país.

Até quando o Brasil será um mero consumidor de tecnologia estrangeira? Por que não desenvolver processos, produtos e técnicas tupiniquins, baseadas em nossa realidade? Os problemas sociais e econômicos do Brasil podem e devem ser resolvidos através da aplicação de conhecimento científico! A ciência sim é sabidamente a resposta sobre como devemos lidar com as desigualdades em nosso país. Isso é fato.

Dito isso, talvez qualquer leitor racional possa nos explicar porque somos (nós e a ciência no Brasil) subestimados e nosso trabalho não é valorizado. É claro que além disso, o sentimento atual em nosso meio é de extremo descontentamento pela divulgação de um aumento e de um investimento que não veio, e pelas notícias na imprensa (http://www.inovacao.unicamp.br/report/noticias/index.php?cod=237), não vai vir. O objetivo aqui é tornar público que acreditamos que há uma oportunidade como poucas de alavancar o desenvolvimento científico em nosso país, no atual momento. Mas que também não aceitamos ser enganados e, como é costume do nosso povo, deixar de lado e aceitar as imposições superiores, claramente partes de um jogo político. Nós temos o direito e o dever de cobrar daqueles que elegemos direta ou indiretamente uma posição que corresponda aos nossos anseios e aos anseios de uma nação que deve aprender a caminhar com as próprias pernas.

Este abaixo-assinado possui o intuito de mobilizar a opinião pública para o cumprimento das metas para a Ciência e Tecnologia divulgadas pelo sr. Presidente do Brasil no dia 20 de novembro de 2007. De acordo com a Capes, somos 30 mil bolsistas de pós-graduação, sem contar com os bolsistas de outras agências. Acreditamos que nossa organização e mobilização possam chamar atenção para uma causa que é, ou pelo menos deveria ser, nacional.

browse all the signatures

Susana MccartyBy: