CARTA ABERTA À OEA sign now

Nós, latino-americanos que lutamos pela estabilidade democrática em nosso continente, alarmados com os últimos acontecimentos em Honduras na véspera de eleições que irão legitimar o golpe de Estado de 28 de junho, esperamos que a OEA continue coerente com a posição que vem adotando, reaja com firmeza às pressões crescentes para o seu reconhecimento e mantenha a suspensão de Honduras da organização até que a legalidade retorne ao país.

As eleições de 29 de novembro se realizam num país sob velado estado de sítio, com a população acuada pela escalada de violência. Como atestam diferentes organizações de defesa dos direitos humanos, o saldo em menos de quatro meses é de dezenas de mortos, centenas de feridos e milhares de pessoas levadas à prisão.

Atitudes diplomáticas ambíguas que buscam coonestar o governo golpista, como a manutenção de embaixadores em Tegucigalpa ou o esforço para apresentar o processo eleitoral hondurenho como recurso democrático para que o país retorne à normalidade, significam, na verdade, conivência com os ataques à democracia e abrem uma perigosa brecha na paz institucional há pouco mais de duas décadas conquistada pelas nações da região.

Apoiamos a defesa intransigente da recondução do presidente Manoel Zelaya ao governo como única solução possível para a crise hondurenha. Este é o verdadeiro impasse que nos leva ao limiar de um novo ciclo de instabilidade política e que não desejamos reviver na América Latina. Estamos alinhados a todos os países do continente que repudiam arranjo político que se tenta impor pela força a Honduras neste final do ano de 2009.

Golpes, entre nós, nunca mais.

Savannah KimBy:
Business and CompaniesIn: