CARTA ABERTA AO ESTADO GREGO sign now




CARTA ABERTA AO ESTADO GREGO

O congresso sobre as agruras editoriais de Nikos Kazantzakis, realizado em Creta nos dias 27 e 29 de junho, tornou evidente a lamentável situação em que se encontram as edições das obras desse grande escritor grego. Cinquenta e dois anos após sua morte, suas obras mais importantes tornaram-se dificílimas de serem encontradas nas livrarias (com exceção de algumas grandes livrarias de Atenas), enquanto as traduções de seus livros quase desapareceram no exterior. As edições comentadas praticamente inexistem, salvo uma ou duas exceções; os livros pelo caráter obsoleto de sua impressão e apresentação, não respondem mais à exigência estética atual nem à expectativa dos leitores de hoje. Quanto às traduções, ao menos aquelas que ainda existem, devem ser revisadas ou adaptadas, pois muitas vezes foram realizadas por tradutores que tinham um conhecimento insuficiente do grego moderno e comportam, muitas delas, numerosos e graves erros. Algumas apresentam ainda graves lacunas, sem falar daquelas que foram feitas a partir de outra tradução e não do original grego. Os manuscritos de Kazantzakis colocam um problema igualmente importante: aqueles que se encontram em mãos de pessoas privadas, em particular do detentor dos direitos autorais, não são acessíveis aos pesquisadores, universitários ou outros, o que constitui um grave entrave ao estudo e à divulgação da obra. Não nos esqueçamos também que um grande número de seus textos ainda permanece inédito, que só uma parte ínfima de seu diário pessoal e de suas anotações foi publicada até o presente e que sua correspondência, do mais alto interesse, permanece dispersa e em grande parte inédita.

Tal injustiça em relação a Kazantzakis nos obriga a exigir uma intervenção do Estado grego. Já é tempo dele assumir suas responsabilidades para com esta obra imensa e de múltiplas dimensões, com o objetivo de que ela seja reunida e publicada em uma edição completa ou reeditada com comentários de especialistas e respondendo às exigências estéticas atuais. Esse trabalho deveria ser confiado a uma grande editora ou a uma fundação que garantiria um trabalho sério e profissional.

Estamos convencidos de que nossa solicitação corresponde àquela de todos os leitores, especialistas ou não, na Grécia ou em outros países, que amam a obra de Kazantzakis. O Estado deve compreender que não se pode permitir que interesses privados e egoístas impeçam um grande público grego e internacional de ter acesso a essa obra numa apresentação adequada. Além disso, não se pode permitir que a imagem cultural da Grécia seja afetada pelo fato de que um autor, por seu valor e tendo sido reconhecido como uma celebridade mundial seja notoriamente abandonado.

SOCIEDADE INTERNACIONAL DOS AMIGOS
DE NIKOS KAZANTZAKIS

Fundada em Genebra em 14 de dezembro de 1988

SEÇÃO BRASIL



[Assinaturas Sobrenome, nome, profissão]



Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal
0 / 50

Latest Signatures

No one has signed this petition yet

Information

Carmen SchwartzBy:
Entertainment and MediaIn:
Petition target:
ESTADO GREGO

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets