Bruce Springsteen Brasil 2008 sign now

Bruce Springsteen esteve uma ъnica vez no Brasil, em 1988, durante a turnк mundial da Anistia Internacional. Na ocasiгo, ele tocou pela primeira e ъnica vez na Amйrica Latina (Brasil e Argentina), na Бfrica (Costa do Marfim e Zimbбbue) e na Нndia.

Infelizmente, poucos fгs do cantor puderam assistir ao show no Brasil. Hoje, quase 20 anos depois, temos certeza que Bruce Springsteen conquistou milhares de novos fгs pelo Brasil, ou seja, pessoas que eram crianзas na йpoca do concerto no Brasil e atй mesmo jovens que nem tinham nascido.

Й pensando nestes novos fгs e nos antigos seguidores de Bruce Springsteen que pedimos a sua colaboraзгo para tentarmos trazer o cantor novamente ao Brasil. Sabemos que nгo й uma tarefa fбcil, jб que a gravadora do cantor, a Sony-BMG, nгo move uma palha para divulgar os discos de Springsteen no paнs e muito menos tentar persuadir o cantor a fazer shows por aqui.

Vale dizer que Bruce Springsteen, desde o show de 1988, fez duas turnкs solo, uma durante a divulgaзгo do бlbum The Ghost Of Tom Joad e outra promovendo o disco Devil and Dust. Estes exemplos sгo pertinentes para que todos os fгs saibam que Bruce Springsteen pode vir ao Brasil mesmo sem a companhia da legendбria The E Street Band. Isto diminuiria o custo da turnк, principal justificativa para que o cantor nгo volte ao Brasil.

Todos nуs sabemos que "qualquer mъsico" que tocar por aqui vai ter pъblico. Pode ser famoso ou nгo. Se pensarmos em Bruce Springsteen entгo, й claro que terб pъblico. Nгo foi por acaso que o show da Anistia reuniu 35 mil pessoas no Palestra Itбlia, em Sгo Paulo. Tambйm sabemos que neste mesmo show nomes como Sting e Peter Gabriel tambйm participaram, mas nгo foram os ъnicos responsбveis pelo grande nъmero de pessoas no concerto.

Veja o exemplo recente do cantor canadense Bryan Adams, que lotou todos os quatro concertos que fez no Brasil, incluindo um show extra no Credicard Hall, em Sгo Paulo. Outro exemplo й a banda Coldplay, que lotou seus shows em Sгo Paulo e no Rio. E assim vai. Lembrem de U2, Madonna, Michael Jackson, Rush, Roger Waters, Aerosmith, Oasis, Deep Purple, Red Hot ChilI Peppers, Alanis Morissette, isto sem falar em festivais como Rock In Rio, Hollywood Rock e Monsters Of Rock. Pense no The Police, que voltou apуs 25 anos e jб anunciou que sua turnк passarб pela Amйrica Latina. Em resumo, й sу ter uma divulgaзгo decente, que Bruce lota todas as datas originais e ainda obriga a produзгo a marcar shows extras. Nгo tem como dar errado.

Vale lembrar que os artistas que fazem shows na Amйrica Latina normalmente incluem Brasil, Argentina e Chile, os trкs paнses mais ricos. Hoje em dia, com o dуlar baixo, um show de Bruce seria mais que viбvel financeiramente. Nгo para lucros astronфmicos, mas prejuнzo nгo aconteceria. Bruce й ъnico, ou seja, se ele quiser aportar por aqui sozinho, sem a The E Street Band, vai ter gente brigando para assisti-lo em Sгo Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Porto Alegre, Curitiba......

Bruce estб milionбrio e a ъltima coisa que ele se importa й com dinheiro. Por isto nгo podemos dizer que ele nгo vem para cб porque nгo terб lucro. Й claro que ninguйm gosta de perder dinheiro, mas o problema nгo й este. Falta empenho da Sony/BMG dos EUA e do Brasil para trazк-lo ao paнs e falta vontade do prуprio Bruce de terminar um jejum de quase 20 anos sem tocar na Amйrica Latina.

Esperamos que vocк assine este abaixo assinado eletrфnico para trazermos novamente Bruce para o Brasil. Nгo custa absolutamente nada vocк divulgar este site em seu blog ou Orkut e participar desta mobilizaзгo nacional pelo retorno de Bruce Springsteen ao Brasil.

Para saber mais sobre Bruce Springsteen, visite o meu site:

Muito obrigado
Abraзos