Bicicletas no Metropolitano de Lisboa sign now

Exmo. Eng.є Carlos Alberto Mineiro Aires e restantes dirigentes do Metropolitano de Lisboa,

Parece-me que permitir o transporte de bicicletas nas carruagens do metro sу farб com que os cidadгo tenham a possibilidade de criar o hбbito e, esperemos, a mentalidade do uso de bicicleta como meio de transporte sem ser sу para fim recriativo.

Visto ser Lisboa uma cidade difнcil de transitar de bicicleta (em especial algumas zonas fruto do natural relevo da cidade) parece-me que todos terнamos a ganhar, enquanto cidadгos e enquanto paнs, promovendo o crescimento de uma cultura e sociedade sensibilizada para aspectos ambientais e tambйm contribuirнa para o melhoramento da saъde e forma fнsica de todos aqueles que se propusessem a circular pela cidade usando as suas prуprias duas pernas como motor de locomoзгo. Em especial numa sociedade com cada vez mais problemas de obesidade e cardiovasculares. Em especial tambйm numa cidade cujas ruas (principalmente a zona da Av. Liberdade) sгo consideradas das mais poluнdas da UE.

Nгo sу contribuirнamos para a preservaзгo do tгo necessбrio e vital meio ambiente, para a saъde dos lisboetas (alargando-se talvez a ideia ao paнs) como tambйm para o melhoramento do trбfego rodoviбrio em ruas que parecem cada vez mais assaltadas por automуveis que transportam muitas vezes uma sу pessoa.

Talvez respondam que tal opзгo tem muito pouca adesгo actualmente. Como й уbvio, as pessoas nгo podem fazer dessa opзгo um hбbito, sу podendo circular de bicicleta aos fins-de-semana e feriados, como no sistema em vigor no Metropolitano de Lisboa. Por que nгo alargar para todo e qualquer dia (salvo raras excepзхes caso se justificasse) como jб й feito no Metro do Porto, numa cidade tambйm tгo portuguesa?

Parecer-me-ia sensato que as bicicletas nгo pudessem ser transportadas em horas de ponta, por motivos уbvios. Tal й jб praticado no metropolitano de Londres. Ainda assim, optar por uma rede de metropolitano aberta ao transporte de bicicletas surge-me como um importante passo rumo a uma sociedade "verde", limpa, saudбvel e ambientalmente responsбvel e atenciosa.

Por que nгo seguir o exemplo de cidades como Londres, Berlim, Atenas, Barcelona, Budapeste, Copenhaga, Estocolmo, Praga, Valкncia, Nova York, Washington D.C., entre outras, nas quais o transporte de bicicletas й permitido?

Com o objectivo de aos poucos transformar uma sociedade em que a bicicleta й um desconforto e o carro uma questгo de estatuto social numa em que possamos circular em ruas com ar limpo e sem ser constantemente assaltados com a poluiзгo sonora com que as buzinas dos carros flagelam os nossos ouvidos.

Atenciosamente,

Os abaixo-assinados