Aulas de Educaзгo Fнsica em Santo Antуnio sign now

O Pavilhгo Gimnodesportivo e o Polidesportivo Exterior da Escola Bбsica 2є e 3є ciclos com Secundбrio de Santo Antуnio, foram inaugurados no passado dia 21 de Setembro de 2005.
Em Outubro de 2005, o Conselho Executivo da Escola, solicitou a uma empresa certificada, a inspecзгo dos equipamentos desportivos, para verificar se estes se encontravam de acordo com a legislaзгo europeia.
Os resultados dessa inspecзгo demonstraram que as tabelas de basquetebol do polidesportivo exterior e do pavilhгo gimnodesportivo nгo cumpriam com as normas europeias de seguranзa, tendo ficado REPROVADAS.
Por este motivo, desde Outubro de 2005 que nгo й utilizado o polidesportivo exterior nem as tabelas de basquetebol do pavilhгo gimnodesportivo, o que condicionou bastante o funcionamento das aulas de Educaзгo Fнsica no ano lectivo 2005/2006.
Ainda no mкs de Outubro de 2005 surgiu o primeiro incidente com o tecto falso do pavilhгo gimnodesportivo. No fim-de-semana, num jogo de Futsal federado, um remate fez a bola embater na trave e ressaltar para o tecto falso do pavilhгo. Desta pancada resultou a queda das placas do tecto falso e tambйm dos perfis em alumнnio que suportam as placas; os perfis em alumнnio provocaram um rasgo significativo no piso do pavilhгo, que nos permitiu verificar que existem problemas graves ao nнvel da seguranзa dos utentes do pavilhгo.
Logo apуs o incidente foi contactada a C. M. do Barreiro, no sentido de tomar as medidas necessбrias para que tal incidente nгo se repetisse, pois poderia ter consequкncias graves. Contactadas algumas empresas especializadas e ouvidos os engenheiros que acompanharam as obras, chegou-se а conclusгo que a soluзгo passaria pela colocaзгo de uma rede que impedisse as bolas de embater no tecto, assegurando assim que as placas nгo cairiam. Essa rede ainda nгo foi colocada.
Em Marзo de 2006 aconteceu numa aula de Educaзгo Fнsica (Voleibol) um outro incidente do mesmo gйnero, com a queda de algumas placas do tecto falso e com um dos perfis de alumнnio a ficar literalmente espetado no solo. Por sorte ninguйm ficou ferido, mas poderia ter sido muito grave, caso algum aluno fosse atingido.
Com este 2є incidente, o Conselho Executivo decidiu que nгo estavam reunidas as condiзхes mнnimas de seguranзa para continuar com as actividades normais da disciplina de Educaзгo Fнsica e proibiu todas as actividades com bolas no Pavilhгo.
A partir do final do 2є perнodo a disciplina de Educaзгo ficava assim com as suas actividades ainda mais condicionadas. Realizaram-se apenas aulas de badminton e ginбstica ao longo de todo o 3є perнodo. Esta situaзгo levou a alterar toda a planificaзгo da disciplina, incluindo as provas globais de 9є ano.
Em Junho de 2006, o Departamento de Educaзгo de Educaзгo Fнsica efectuou o balanзo do ano lectivo e considerou nгo existirem condiзхes para iniciar o ano lectivo 2006/2007 enquanto nгo estivessem resolvidos todos os problemas que afectam uma instalaзгo desportiva nova, com menos de 1 ano de funcionamento. Esta posiзгo foi apoiada pelo Conselho Pedagуgico e pela Assembleia de Escola.
Em Agosto de 2006 (10 meses depois de ser diagnosticado o problema), foi efectuada a reparaзгo das tabelas de basquetebol do interior e do exterior, no entanto a rede para o pavilhгo nгo estб ainda colocada, nгo existindo ainda condiзхes mнnimas de seguranзa para o normal funcionamento das aulas de Educaзгo Fнsica, apesar dos inъmeros contactos feitos entre a Escola, a DREL e a C. M. Barreiro no sentido de solucionar o problema.
Em face do descrito e considerando que:
Decorreram 11 meses desde que aconteceu o 1є incidente com a queda das placas e perfis de alumнnio do tecto falso do Pavilhгo, sem que nenhuma intervenзгo tenha sido entretanto realizada.
Existem problemas muito graves de seguranзa que devem corrigidos o mais urgentemente possнvel, num pavilhгo com menos de 1 ano de existкncia.
Existe neste momento 1 espaзo disponнvel para leccionar a disciplina de Educaзгo Fнsica, o que й manifestamente insuficiente para o nъmero de alunos e de turmas desta escola.
Apуs a interdiзгo da utilizaзгo do Pavilhгo Gimnodesportivo, por parte do Conselho Executivo, passaram 6 meses e foram efectuados inъmeros contactos coma DREL e a C.M. Barreiro, sem quaisquer resultados.
Estб condicionado, desde o inicio do ano lectivo 2005/2006 o normal funcionamento da disciplina de Educaзгo Fнsica.

Os elementos abaixo assinados, exigem a resoluзгo do problema do pavilhгo o mais rapidamente possнvel, para que se possam iniciar as aulas da disciplina de Educaзгo Fнsica com a normalidade desejбvel e sem quaisquer problemas ao nнvel da seguranзa dos nossos educandos e alunos.

Andy SavageBy:
FoodIn: