Analgesia Epidural do Parto disponível 24 horas por dia no Serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital de Santo André Leiria sign now

Ex.mo Sr. Presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Centro
Dr. João Pedro Pimentel
Ex.mo Sr. Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santo André Leiria, EPE
Dr. Hélder Manuel Matias Roque

Considerando que:

1. Embora o parto seja uma experiência natural que muitas mulheres podem viver sem medicação, este não tem de ser uma prova de força ou resistência. A dor do parto é descrita como a mais intensa da experiência humana, pelo que a tecnologia médica dispõe de meios que permitem à mulher optar pelo alívio desse sofrimento.

2. A analgesia epidural permite a minimização da sensação de dor numa determinada região do corpo. No caso particular do trabalho de parto, é possível tirar a dor sem prejudicar a capacidade motora da parturiente.

3. Com a analgesia epidural a parturiente mantém-se activa e colaborante, sem a dor constante e extenuante que a impede de apreciar verdadeiramente o nascimento do seu filho. Uma parturiente calma e desperta obtém as melhores condições para que o seu bebé ultrapasse com um mínimo de sofrimento o stress do trabalho de parto.

4. Ponderado o risco e o benefício da sua utilização, a opinião unânime de toda a comunidade científica é a da sua recomendação. Igual posição é da generalidade das mulheres que dela usufruíram para analgesia de parto, manifestada na resposta a inquéritos que lhes foram dirigidos após a alta, nos mais diversos países.

5. A analgesia de parto é, cada vez mais, um direito universal.

6. Em Portugal, a utilização da analgesia epidural não é garantida em todos os hospitais durante 24 horas por dia, mas é assegurada na maioria dos hospitais num determinado período do dia.

7. No serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital de Santo André Leiria foi assegurado, até final de 2007, o recurso à analgesia epidural do parto, diariamente das 8:00h às 20:00h.

8. Desde o início de 2008, a analgesia epidural do parto deixou de ser assegurada por aquele serviço do Hospital de Santo André Leiria, qualquer que seja a hora do dia, remetendo-se a sua utilização para casos excepcionais.

9. O Hospital de Santo André Leiria tem vindo a declarar a melhoria das condições oferecidas aos utentes, contudo, este não pode ser referenciado pela qualidade e humanização do trabalho que presta, quando não assegura de todo a analgesia de parto.

Face ao referido:

A realização de uma analgesia epidural do parto deverá depender da vontade da parturiente, depois de informada sobre todos os aspectos relacionados com a técnica.

A analgesia epidural do parto deve estar disponível no Hospital de Santo André Leiria sempre que a parturiente a deseje e/ou haja indicação médica para a executar.

Conscientes de que este pedido se fundamenta num direito universal, os signatários da presente petição esperam de V/ Ex.ªs a tomada de medidas, no sentido de implementar a analgesia epidural do parto de forma permanente no Hospital de Santo André Leiria.


08 de Fevereiro de 2008

Sign The Petition

Sign with Facebook sign_with_twitter
OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook sign_with_twitter
OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal
0 / 1000

Latest Signatures

No one has signed this petition yet

Information

Leah SnyderBy:
Nature and EnvironmentIn:
Petition target:
Direcção Regional de Saúde do Centro e Hospital Santo André Leiria

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets