Alto de Algés quer a carreira 11 sign now

À Vimeca Transportes
À Junta de Freguesia de Algés
À Câmara Municipal de Oeiras

O Alto de Algés tem-se manifestado sempre por melhores transportes. No entanto, a estrutura da sua rede viária impossibilitara a existência de melhores carreiras da Vimeca no seu interior e, de facto, não se justificava a existência de um autocarro dedicado ao bairro.
No entanto, algo começou a mudar há 8 anos. Vieram as novas vias rodoviárias, os novos prédios, maior número de pessoas e eis que ao dia 20 de Setembro de 2008, foi inaugurado um viaduto que permite a ligação deste bairro com Linda-a-Velha. Consequentemente, concluiu-se a rua Mário Charrua que conecta com a Junça e Alto de Santa Catarina e o Alto de Algés deixou de estar isolado do resto da freguesia de Algés e freguesias vizinhas, ocupando agora uma situação de ponto de passagem, abrindo-se assim ao resto de Algés, a Linda-a-Velha e à Cruz Quebrada/Dafundo.

Actualmente, o Alto de Algés é servido pela carreira 114 (Algés Estação - Amadora Estação Sul), na sua maioria e numa pequena parte (as novas urbanizações do lado Poente) pela carreira 2 (Algés Estação - Queijas). Sobre a maior parte deste bairro, servido pela 114, há a apontar a sua irregularidade pelas horas de ponta e o facto de ao corpo do dia apenas haver 2 autocarros por hora e por sentido, frequências que mais nenhuma outra parte das freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo servidas pela Carris e pela Vimeca tem.

Aliado ao crescente número de utilizadores dos transportes públicos, estão reunidas todas as condições para que o Alto de Algés comece a ser melhor servido pela Vimeca, até porque a Carris não pode legalmente servir este bairro, nomeadamente pela alteração da oferta actual da carreira nº 11 (Lisboa Marquês de Pombal - Linda-a-Velha). Actualmente, a carreira 11 dispõe de quatro percursos diferentes. O percurso mais comum é Lisboa > AutoEstrada > Linda-a-Velha (ex Tofa) > Linda-a-Velha (Av D Pedro V) > Linda-a-Velha (Alto de Santa Catarina) > Linda-a-Velha (Rua Pedro Álvares Cabral) > Linda-a-Velha (ESLAV) > Linda-a-Velha (Rua de Ceuta). Paralelamente tem três variações de percurso identificadas como:
a - Circula entre Lisboa e Alto de Santa Catarina e viceversa
b - Não circula pelo Alto de Santa Catarina
c - Efectua o percurso dentro de Linda-a-Velha ao contrário, fazendo circulação a Lisboa (M.Pombal)

Futuramente, para servir o Alto de Algés, considera-se ser esta a melhor carreira porque, além de garantir uma ligação com Lisboa, tem ainda a grande vantagem de garantir um ligação de âmbito local a Linda-a-Velha (liga ao Centro de Saúde) e de ligar o seu centro com o Alto de Algés, onde o comércio é raro.

Para servir o Alto de Algés, há a seguinte proposta:
A carreira 11 sairia de Lisboa e faria o actual percurso até ao Alto de Santa Catarina. Agora vira à esquerda e sobe a rua João Chagas, futuramente viraria à direita e subiria pela rua Mário Charrua, entrava na rua da Eira, seguria pela rua da Quinta de Santa Marta pelo novo viaduto e entrava na rotunda que se encontra no final da Alameda António Sérgio. Aqui, subiria a Avenida Carolina Michaelis até chegar ao cruzamento da Rua de Ceuta, virava à direita para esta rua e aí faria terminal. No sentido inverso, sairia da Rua de Ceuta, chegando à Avenida Carolina Michaelis onde vira à esquerda, seguiria pela rua que ligaria ao viaduto do Alto de Algés, entraria na rua da Eira, rua Mário Charrua e rua João Chagas onde retoma o percurso habitual.

O troço da rua Pedro Álvares Cabral que deixaria de ser servido pela carreira 11 continuaria a ser servido pela 114 que, até à entrada do sistema de bilhética sem contacto, permitiria o uso de tarifa de transbordo, sem penalização para o utente, da carreira 114 para a carreira 11 e vice versa. Sobre a ligação desta rua para o Centro de Saúde, o serviço Combus estabelece a mesma ligação.

Além desta modificação, pretende-se ainda que a carreira 11 passe a circular com as saus variantes a, b, c identificadas na bandeira. As novas desginações seriam:
11 Lisboa Marquês de Pombal - Linda a Velha (pelo percurso aqui sugerido)
11A Lisboa Marquês de Pombal - Alto de Algés (prolongamento da actual variante a do Alto de Santa Catarina ao Alto de Algés)
11B Lisboa Marquês de Pombal - Linda a Velha (actual variante b, manteria o seu percurso via Rua Pedro Álvares Cabral)
11C Lisboa Marquês de Pombal - Lisboa Marquês de Pombal (actual variante c, mantem totalmente o seu percurso sem servir o Alto de Algés)

A carreira 13 Nocturna que circula por Linda-a-Velha manteria o seu percurso actual, sem circular pelo Alto de Algés por forma a não penalizar ainda mais os passageiros com destino a Carnaxide e Queijas que já são obrigados a circular por Linda-a-Velha.

Ao mesmo tempo, aos Domingos e Feriados seria reposta a circulação com partida de Lisboa às 20.35 e a 13 das 20.30 não circularia por Linda-a-Velha.

Ralph MoodyBy:
HealthIn: