ALTERAÇÃO TRAÇADO LINHA MUITO ALTA TENSÃO CONCELHO ALMADA sign now

Traçado em Almada da Linha de Muito Alta Tensão

REN - Rede Eléctrica Nacional

A REN, com autorização do Governo, está a instalar uma linha de muito alta tensão em Almada, entre a subestação de Fernão Ferro (Seixal) e uma subestação na Trafaria.

Esta linha, no concelho de Almada, tem um traçado que atravessa zonas habitacionais e de equipamentos colectivos, nas freguesias de Charneca de Caparica, Caparica e Trafaria, onde ficarão colocados 46 postes, com uma altura entre 17 e 50 metros.

O forte campo electromagnético, gerado pelas linhas de muito alta tensão e cujos impactos reais na saúde humana estão por apurar, desaconselha, por questões de precaução, a instalação deste tipo de equipamento junto a zonas habitacionais.

Considerando que o traçado em causa não respeita as recomendações da Câmara

Municipal de Almada e os apelos da Assembleia Municipal, bem como as recomendações da Comissão de Avaliação, quanto à necessidade de afastamento de postes de apoio de áreas urbanas, assim, no exercício do direito constitucional de petição, nos termos e para os efeitos da Lei

43/90, de 10 de Agosto, os cidadãos abaixo-assinados, por motivos de saúde, ambiente e qualidade de vida das populações, requerem ao Governo, através do sr. ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e do sr. ministro da Economia e Inovação, a reavaliação do traçado actual (pois este deveria desenvolver-se junto à A2, Auto-Estrada do Sul) e a revisão do projecto de execução, considerando, nomeadamente, o devido afastamento das zonas habitacionais e o enterramento da linha

em alguns troços.