ALERTA às Livrarias e Consumidores - Manifesto em defesa da versão definitiva da Autobiografia de um Iogue de Paramahansa Yogananda sign now

ALERTA às Livrarias e Consumidores - Manifesto em defesa da versão definitiva da Autobiografia de um Iogue de Paramahansa Yogananda.

Esse livro tão aclamado e querido no mundo inteiro, vem atravessando décadas como uma das obras espirituais mais importantes já publicadas. Inúmeras pessoas de todos os credos, raças e profissões, famosas e desconhecidas, afirmam que suas vidas deram um salto em qualidade após o contato com a Autobiografia de um Iogue.

É hábito comum entre seus leitores, após terem lido ou relido o seu próprio exemplar várias vezes, passarem a presenteá-lo à amigos e familiares. E esse ritual se repete sucessivamente numa espécie de reação em cadeia, onde todos acabam apontando a Autobiografia como um marco em suas leituras, ou livro de cabeceira. Todavia, mais do que histórias surpreendentes contadas em tom alegre e espirituoso, acima da dissertação clara e acessível sobre temas espirituais complexos, é através da Autobiografia de um Iogue que uma grande parte dos leitores sente-se motivada para conhecer as técnicas de meditação ensinadas pelo autor e que são o objetivo principal da sua obra.

Por isso, causou comoção entre os leitores e estudantes de Paramahansa Yogananda, a notícia da existência no mercado brasileiro de uma versão desatualizada do livro Autobiografia de um Iogue, edição 1946, que além de incompleta, é ilegal no Brasil e contraria os intentos do próprio autor.

Paramahansa Yogananda publicou a primeira edição nos EUA em 1946. Em 1949 ele revisou o livro, aumentando o texto para a publicação de Londres (Inglaterra), e em 1951 publicou nova edição revisada nos EUA, com grande volume de informações inéditas, cuidando ainda, de efetuar antes do seu falecimento em 1952, algumas revisões adicionais que foram incluídas na 7ª. edição americana de 1956. Após, pequenas atualizações foram feitas, de acordo com orientações deixadas pelo autor.

Um estudo detalhado dos acréscimos feitos por Yogananda em sua Autobiografia após a primeira edição, pode ser encontrado em:

http://www.autobiografiadeumiogue.com/acrescimos1951_autobiografia_iogue.htm

http://www.autobiografiadeumiogue.com/acrescimos_notas_autobiografia1951.htm

O livro completo - publicado exclusivamente pela Self-Realization Fellowship (SRF) - a organização fundada por Yogananda em 1920, sem fins lucrativos, para continuidade de seu legado e trabalho social - é o único que reúne todas as modificações desejadas e extenso material acrescentado pelo autor, sendo a versão definitiva (ampliada) deste clássico espiritual moderno, já traduzido em 26 idiomas e usado inclusive como referência nos mais variados estudos acadêmicos.

Os direitos patrimoniais de autoria de todas as obras (literárias) de Yogananda no Brasil são protegidos até 31/12/2022. (Art. 41, da LDA - Lei de Direitos Autorais nº 9.610/1998)


======== DA VERSÃO ILEGAL DA EDITORA LÓTUS DO SABER =========

Todavia, a editora Lótus do Saber, que distribuiu a versão completa da Autobiografia no Brasil de 2001 a 2005, após ter seu contrato encerrado pela SRF, passou a publicar a sua versão da obra, denominada de Editio Princeps, sendo uma tradução da versão de 1946 com consideráveis modificações e ILEGAL, pois:

1) A existência de versão definitiva (revisada) da obra impede a reprodução da versão anterior ou original, até mesmo por herdeiros (a SRF) ou quando esta entrar no domínio público. (Art. 35, da LDA). Ou seja, mesmo se autorizada esta versão seria ilegal;

2) A modificação na obra original fere o direito moral do Autor, que é inalienável e irrenunciável. (Artigos 24, VI e 27, da LDA);

3) Algumas das modificações atingem indiretamente a honra e reputação do Autor, em especial a tradução que excluiu do livro, o nome Self-Realization Fellowship em todas as passagens onde Yogananda destaca sua organização - cujo nome foi concebido por ele e como tal registrado legalmente, o que permitiria ao titular dos direitos a retirada de circulação da obra. (Art. 24, IV e VI, da LDA);

4) A tradução e publicação não foram autorizadas pela titular dos direitos patrimoniais do Autor, não sendo pagos os respectivos royalties, que seriam utilizados para a manutenção da titular . (Artigos 28 e 29, I, II, VI e IV, da LDA);

5) Configura o crime de "Violação de Direitos Autorais" e cabíveis sanções civis.

6) Configura o crime nas Relações de Consumo, ao incorrer no delito da Propaganda Enganosa por Omissão e Comissão, capaz de induzir o consumidor em erro, referida no CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. Omissão, ao ocultar dos leitores que o autor produziu nova versão atualizada; e por Comissão quando atribui à sua versão original supostas vantagens, induzindo o consumidor a interpretá-la como sinônimo de qualidade; especialmente aquele que não tem ciência da existência da outra versão (oficial) e a diferença entre elas; (Art. 37, do CDC - Código de Defesa do Consumidor).

7) Configura o crime de "concorrência desleal", pela confusão que causa entre os produtos (livros) no mercado e desvio de clientela (livrarias e consumidores finais), que compram a versão ilegal e defasada (incompleta) no lugar da versão oficial e definitiva (completa). (Art. 195, I, II, III da LPI - Lei de Propriedade Industrial nº 9.279/1996);

8) Atenta contra o Patrimônio Cultural, ao disseminar versão fraudulenta.

Mas detalhes podem ser encontrados em:

http://www.autobiografiadeumiogue.com/publicacao_ilegal_autobiografia_lotus.htm

As Livrarias que comercializam esta obra ILEGAL também podem ser responsabilizadas solidariamente, caso cientes da violação não cessem imediatamente a comercialização.

Por esses motivos, somos favoráveis à defesa da consagrada versão definitiva da Autobiografia de um Iogue, e que a Editio Princeps, publicada pela editora Lótus do Saber, seja retirada do mercado.

Aos que zelam não somente pela obra legítima de Paramahansa Yogananda, como pela legalidade do mercado editorial, pedimos o apoio à esse Manifesto de Alerta e Conscientização.

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal
450 / 1000

Latest Signatures

  • 05 January 2016450. Anna L
    As pessoas que se apropriam de um texto sagrado como a Autobiografia de um Yogue, tendo por finalidade o seu próprio benefício monetário, precisam urgentemente de oração. Jai Guru!
  • 03 January 2016449. Amalia Gm
    Ainda não sou estudante mas amo Yogananda!! Seu maravilhoso livro marcou minha vida!!
  • 02 January 2016448. Jarbas C
    I support this petition
  • 01 January 2016447. Antonio G
    I support this petition
  • 01 January 2016446. Soraya Marias
    I support this petition
  • 01 January 2016445. Flvia Mariafaustinob
    Em defesa da obra de nosso amado Mestre.
  • 31 December 2015444. Maria Dulceai
    I support this petition
  • 30 December 2015443. Lucia Fw
    I support this petition
  • 28 December 2015442. Janaina Cunhalimar
    I support this petition
  • 28 December 2015441. Renata Vieirag
    I support this petition
  • 27 December 2015440. Sergio C
    I support this petition
  • 24 December 2015439. Ina F
    I support this petition
  • 22 December 2015438. Eduardo M
    I support this petition
  • 22 December 2015437. Mauro Ramirez
    I support this petition
  • 19 December 2015436. Giane Z
    I support this petition
  • 19 December 2015435. Karina W
     
  • 16 December 2015434. Luiz M
    I support this petition
  • 15 December 2015433. Fernando Camargoj
    I support this petition
  • 14 December 2015432. Ana Marian
    I support this petition
  • 11 December 2015431. Leonardo Carey
     
  • 10 December 2015430. Karina W
     
  • 09 December 2015429. Rosimeire Bdas
     
  • 08 December 2015428. Marcia M
    I support this petition
  • 08 December 2015427. Eliane L
    I support this petition
  • 08 December 2015426. Cezar C
    I support this petition
  • 06 December 2015425. Snia B
    I support this petition
  • 04 December 2015424. Luclia Shirleyb
    Meu Manifesto,em Homenagem ao Guru.

browse all the signatures

Information

Mamie LeonardBy:
AnimalsIn:
Petition target:
LIVRARIAS, MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM GERAL,UNIVERSIDADES, TRADUTORES, EDITORES, AGENTES CULTURAIS, PROFISSIONAIS DE DIREITOS AUTORAIS, ESCOLAS/ORGANIZAÇÕES DE YOGA, ESTUDANTES E SIMPATIZANTES DAS OBRAS DE PARAMAHANSA YOGANANDA.

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets