Ajude a evitar a PRIVATIZAÇÃO da TVE e FM Cultura - Fundação Cultural Piratini sign now

A TVE (canal 7) e a Rádio FM Cultura (107.7), emissoras da Fundação Piratini, vêm sofrendo um período de desgastes que pode culminar na sua extinção. O orçamento vem sendo reduzido a cada ano e os equipamentos não têm manutenção. Por causa disso, a programação foi afetada e o sinal da TV já não chega a boa parte do interior do Estado do RS. Para piorar, há falta de pessoal: não foram chamados todos os aprovados no último concurso, que sequer foi renovado. Devido às más condições de trabalho, muitos profissionais de alta qualificação se demitiram. Preocupados com essa situação, os funcionários lançaram um Manifesto denunciando a precarização do serviço e, principalmente, sugerindo alternativas para viabilizá-las economicamente, propondo uma mudança radical no modelo de gestão em maio de 2007 (vide em http://docs.google.com/View?docID=ddt9tm2b_22d47jrr&revision=_latest).
A governadora Yeda Crusius tem demonstrado desinteresse em manter a TVE e a FM Cultura. Pelo contrário, elaborou um projeto de lei para ceder os serviços públicos para OSCIPs Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - o que, na verdade, é uma forma de PRIVATIZAÇÃO. Trata-se de entregar a TVE e a FM Cultura para uma entidade privada: uma espécie de ONG ou associação. Qual será o compromisso dessa entidade com o conteúdo que deve ser veiculado em uma TV e uma rádio públicas? Quais os interesses comerciais que estarão por trás dela?
A TVE e a FM Cultura são dos gaúchos! Têm história, têm cultura, fazem cultura, e, mesmo com poucos recursos, produzem e veiculam uma programação qualificada e alternativa às emissoras comerciais.
Nós, funcionários, queremos construir uma verdadeira TV e uma rádio públicas, que atendam aos interesses de todas as parcelas da sociedade com autonomia perante os governos. Mas para isso, o primeiro passo é EVITAR A PRIVATIZAÇÃO da TVE e da FM Cultura. Por isso, encaminhamos o abaixo-assinado pedindo o seu apoio contra a entrega da TVE/FM Cultura para uma OSCIP.

PROGRAMAÇÃO QUE PRIMA PELA QUALIDADE
A TVE produz: o "Pandorga", único programa infantil do Estado. O "Hip Hop Sul", dedicado à comunidade hip hop, vencedor do Prêmio Lança de Ouro. O "TVE Repórter", o único programa de grandes reportagens produzido no Estado, e que só em 2006 ganhou 6 prêmios jornalísticos. O "TV Cine", que toda semana apresenta um curta-metragem. O "Radar", espaço mais democrático da cultura jovem gaúcha. O "Estação Cultura", revista diária aberta às mais diversas manifestações artísticas. O "Paralelo Sul", que retrata a cultura do povo gaúcho em seu sentido amplo, costumes, história, economia. O "Palcos da Vida", com shows de artistas da musica popular gaúcha e brasileira. O "Concertos TVE", dando acesso à música clássica na TV aberta. O "Galpão Nativo", expressão sensível da genuína cultura sul-riograndense. "Primeira Pessoa", entrevista aprofundada com personalidades do RS. Viva Bem, programa de saúde e qualidade de vida. "Cidadania", refletindo os direitos do cidadão. "Consumidor em Pauta", com direitos do consumidor. Dois telejornais diários. Somos a 2ª emissora em rede instalada no estado. Transmitimos eventos como o Fórum Social Mundial, Fórum da Liberdade, Festival de Gramado, os desfiles da Semana da Pátria e da Semana Farroupilha. Coberturas especiais da Expointer e Feira do Livro, entre outras.

Dentro do mesmo espírito, a rádio FM Cultura oferece uma programação de alta qualidade e valorização da produção cultural gaúcha e brasileira:
AS MÚSICAS QUE FIZERAM A SUA CABEÇA
UM BOM DIA MEU RIOGRANDE
UNIRÁDIO

Consuelo GreenBy:
Justice, rights and public orderIn:
Assembléia Legislativa