Acessibilidade Rodoviária para Alvaiázere - IC3 sign now

Esta Petição traduz a manifestação de vontade e querer das gentes do Concelho de Alvaiázere, do Distrito de Leiria e de toda uma região, relativamente ao traçado da futuro IC3 - Tomar/Coimbra, no trecho sul.

O IC3 é uma via estruturante e fundamental para alavancar o desenvolvimento económico e social dignificador do concelho e da região;

Tendo em conta que o concelho de Alvaiázere e toda a região, têm sido, há décadas, votados ao esquecimento em matéria de acessibilidades rodoviárias por parte dos Órgãos da Administração Central.

Não podemos continuar a aguardar, passivamente, que o Poder Central se lembre que este Território existe.

Ao longo dos anos esse esquecimento e consequente desinvestimento tem levado ao isolamento e à desertificação humanas, e obstado ao desenvolvimento das potencialidades desta Região;

O IC3 uma das principais vias de penetração Norte-Sul, é fundamental promover eficazes ligações entre este e a estrutura viária da Região, nomeadamente, à Rede Rodoviária Nacional - EN 110 (Tomar - Condeixa), EN 356 (Alvaiázere - Ourém - Fátima - Batalha), EN 348 (Soure - Ansião - Alvaiázere) e, supletivamente, à EN 350 (Alvaiázere - Ourém - Pombal - Leiria), de modo a reduzir as assimetrias existentes entre os Municípios do Litoral e os do Interior.

Exigimos que, na definição do trecho Sul do traçado do IC3 (Tomar/Coimbra), seja atendida a nossa posição, que é a seguinte:

1.ª Opção pela Solução 2, com o nó de ligação à sede do Concelho de Alvaiázere e à Rede Rodoviária Nacional (EN 110, EN 356, EN 348 e, supletivamente à EN 350).

2.ª Em alternativa, caso tecnicamente se opte pela Solução 1, a garantia de implementação de mais dois nós, a saber:

=> Ao Km 19+000, na zona de Arega, para ligação à sede do Concelho de Alvaiázere e às EN 348 e EN 356;

=> Ao Km 25+500, na zona de Maçãs de D. Maria, para ligação à EN 110.

Chad FrancoBy:
Politics and GovernmentIn: