Abaixo-assinado pelo fim do voto secreto no Congresso sign now

Abaixo-assinado pelo fim do voto secreto no Congresso

QUERO SABER COMO VOTA MEU PARLAMENTAR

A crise desencadeada com o chamado "mensalгo" e a absolviзгo no julgamento de plenбrio de muitos parlamentares envolvidos em denъncias de corrupзгo, apesar dos pareceres que os condenam no Conselho de Йtica, tкm contribuнdo para uma sensaзгo indisfarзбvel de impunidade. A sociedade tem nutrido o sentimento de desconfianзa para com os seus representantes polнticos. A democracia representativa vive uma crise aguda.

A sociedade nгo pode aceitar o cenбrio de descaso polнtico que lhe foi imposto. Por outro lado, os parlamentares nгo devem esquecer a quais interesses realmente representam, e mais que isso, tкm a obrigaзгo de prestar contas ao povo brasileiro, que a cada dia perde mais a confianзa em seus representantes e esvazia sua esperanзa de transformaзгo social.

Й por isso que mais de 200 deputados federais aderiram а formaзгo da Frente Parlamentar pelo Fim do Voto Secreto, resultado de uma intensa mobilizaзгo. Sua principal estratйgia de atuaзгo й para a agilizaзгo da votaзгo da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nє 349/2001, que coloca fim ao voto secreto nas decisхes parlamentares, pronta para ser apreciada pelo plenбrio hб um ano.

O voto secreto tem sido usado como escudo para asfixiar a йtica no Congresso. Para nгo deixar morrer a esperanзa do povo brasileiro, a fй nos princнpios democrбticos e a busca por justiзa, embasados na solidariedade, й que cobramos a votaзгo desta proposta que coloca fim ao voto secreto.

O povo brasileiro tem o direito de saber como o seu parlamentar vota. A soberania polнtica й da populaзгo que escolhe os seus representantes. A democracia resistirб, mas й preciso йtica e transparкncia no Parlamento. Voto aberto jб!

Dena MeltonBy:
Politics and GovernmentIn: