Abaixo-assinado contra o retorno da CPMF - Movimento Endireita Brasil sign now

No decorrer de toda a campanha eleitoral, a entгo candidata Dilma Roussef declarou seu compromisso de combater os elevadнssimos impostos praticados no paнs. Apenas trкs dias apуs ser eleita, atravйs do voto de confianзa de 55.752.529 brasileiros, a presidente jб sinaliza a possibilidade de resgatar a CPMF (Contribuiзгo Provisуria sobre Movimentaзгo Financeira).

Dos 27 governadores da federaзгo, 14 jб se manifestaram a favor do retorno do imposto, derrubado pelo Senado em dezembro de 2007. Abraзados ao argumento demagуgico de que a CPMF й uma importante fonte de investimento para a saъde pъblica, os governadores defendem, como de praxe, a engorda do orзamento de seus estados.

Nгo й preciso reiterar que esta exigкncia dos estados nгo se sustenta na prбtica, considerando que a CPMF (ou a falta dela) nunca foi determinante para os investimentos no sistema de saъde. Metade dos estados que defendem a volta do imposto nem sequer gastam o нndice de 12\% fixado pela Constituiзгo para gastos com saъde.

O mais grave, porйm, й a complacкncia da presidente que, apуs eleita, e ansiosa em acomodar os interesses dos aliados e coligados, ameniza o discurso e abre negociaзгo sobre um assunto й o brasileiro nгo agьenta mais. Por coincidкncia ou ironia, no ъltimo dia 4 de Novembro, o Banco Mundial divulgou seu ъltimo estudo sobre carga tributбria: o Brasil assume a 152Є colocaзгo, mantendo o tнtulo de um dos paнses que cobram mais impostos no mundo.

A polкmica da CPMF й mais do que um mero imposto: й o primeiro teste da gestгo Dilma para saber o nнvel de tolerвncia da populaзгo brasileira. Й preciso que digamos nгo desde jб! Й preciso que o compromisso dela com o eleitor e com a Naзгo venha antes do interesse de acomodaзгo de interesses no novo governo.

Nуs, abaixo assinados, representados pelo Movimento Endireita Brasil, declaramos nossa rejeiзгo а qualquer esforзo da base governista e da presidente eleita, Dilma Roussef, para resgatar a CPMF ou qualquer outro imposto de compensaзгo.

Estella SingletonBy:
Nature and EnvironmentIn: