A Favor de Medidas de Seguranзa para o Centro Comercial das Olaias sign now

No passado dia 17 de Fevereiro, assistiu-se nas Olaias Plaza a um incкndio de considerбvel dimensгo que afectou e perturbou a normal vida de todos os que frequentam ou ora habitam esse espaзo conceituado de Lisboa. Segundo foi anunciado nos meios de comunicaзгo teve na causa um curto-circuito.
(Ver o CM de 17/02/2006:http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=191918&idselect=10&idCanal=10&p=94). O incкndio teve origem no segundo andar do edifнcio por volta das 12h00 e uma hora depois, alastrou-se por mais 3 andares acima numa rapidez nunca vista. As chamas alcanзaram os cinco ou seis metros de altura, e foi de tal forma violento que vidros estilhaзados foram sucumbidos por toda a Avenida Engє Arantes de Oliveira- a qual dб acesso ao Centro Comercial. Depois deste sucedido, й ainda de estranhar que nгo tenha existido da parte da Administraзгo ou de outros уrgгos de Direcзгo do Centro Comercial alguma comunicaзгo pъblica a todos os que frequentam este espaзo, e desconhece-se quais as medidas preventivas de seguranзa que os mesmos corpos directivos pretendem adoptar.Tal representa uma DESPREOCUPAЗГO que de nenhuma forma pode ser tolerбvel por todos os que vivem e frequentam este edifнcio.

Com efeito se este incidente fosse de maiores proporзхes, e tendo em conta que a estrutura do edifнcio й constituнra por material BASTANTE INFLAMБVEL, um incкndio mais violento poderia pфr em causa a seguranзa de muitos moradores e inclusive a vida de centenas de estudantes e funcionбrios do ISTEC localizado precisamente no 1є andar desse edifнcio.Tendo em conta que a Admistraзгo do Centro Comercial tem mensalmente receitas enormes com o aluguer de espaзos habitacionais e de lojas, acreditamos que serб insignificante 2500 a 4000 euros para implementar medidas de precauзгo.Nesse sentido, todos os que assinam esta petiзгo exigem que sejam tomadas por parte da Direcзгo, algumas medidas preventivas, nomeadamente:
1 Melhor seguranзa na detecзгo de futuros incкndios
1.1 Instalaзгo de simples detectores de fumo em cada andar
1.2 Opcionalmente, alteraзгo nos aparelhos elйctricos de alta tensгo que detectem com mais eficбcia curto-circuitos
2 Melhor vigilвncia interna/externa nas Olaias Plaza
2.1 Obrigatoriamente, a instalaзгo de uma simples cвmara na entrada de cada prйdio
2.2 Vigilвncia policial na periferia do centro comercial - (й lamentбvel que mesmo existindo uma esquadra perto, nгo seja avistado nenhum agente!!)

Thelma AndrewsBy:
Politics and GovernmentIn: