A FAUUSP em estado de emergência sign now

O edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, projetado por Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi em 1961, é reconhecido no Brasil e internacionalmente como uma das mais importantes obras da arquitetura moderna. Tombado como patrimônio histórico e artístico estadual desde 1982, o projeto rendeu a Artigas os prêmios da União Internacional dos Arquitetos (UIA) em 1972 e 1984, respectivamente por sua contribuição ao ensino de arquitetura e ao avanço da tecnologia moderna.

O edifício foi concebido como expressão de uma proposta pedagógica humanista, preparada para pensar e projetar um novo país, no contexto da mobilização social dos anos 1960. Passados mais de 40 anos, metade deles sob regime militar, aquele Brasil que poderia ter sido, de fato, não é o que temos hoje, mas o edifício da FAU, ainda assim e por isso mesmo, tornou-se um dos mais importantes testemunhos da ousadia histórica que lhe deu origem e foi abruptamente interrompida.

Seu estado atual de conservação, talvez por esse descompasso, é lamentável, resultado de um processo de manutenção inadequada, baseada em pequenas reformas fragmentadas, quase sempre projetadas de improviso e muitas vezes mal executadas, com exceção da reforma da sua biblioteca.

Os projetos de reforma do edifício que estão em andamento, propostos pela atual diretoria, apontam para o mesmo rumo. Elaborados sem autoria declarada e responsabilidade definida, pautados por critérios obscuros e duvidosos, mal divulgados e pouco discutidos, estes projetos não têm cumprido os procedimentos legais de aprovação, tanto nos órgãos colegiados internos da FAU, dentre os quais a Congregação é instância máxima de deliberação, quanto junto aos devidos órgãos públicos de defesa do patrimônio histórico e artístico de São Paulo. Algumas das obras já foram iniciadas e concluídas, antecipando-se a essas deliberações. A condução inadequada das reformas tem trazido sérios prejuízos às atividades de ensino, e submetido trabalhadores da obra e usuários do edifício a riscos de acidentes.

Diante do exposto, nós abaixo assinados manifestamos nossa indignação com a condução deste processo e exigimos sua imediata interrupção, sem negar a urgência que o momento exige.

Cientes de que qualquer intervenção no edifício não deveria se pautar apenas pelas pressões e imediatismos do cotidiano, exigimos que seja conduzido um processo de ordenação das obras em um Plano Diretor de restauro e conservação, orientado para a manutenção e valorização do edifício. Que esse Plano seja claramente divulgado e debatido, cumprindo todos os procedimentos nas diversas instâncias as quais deve ser submetido. E que esse plano de restauro passe a fazer parte de um futuro Plano Diretor abrangente, que contemple todos os edifícios que compõem as atuais instalações da FAUUSP, bem como considere a eventual necessidade de ampliações e de novos edifícios para atender demandas atuais e futuras.

O edifício da FAU precisa ser respeitado como uma lição de arquitetura e registro formidável do que de mais ousado e generoso o Brasil foi capaz de imaginar para si mesmo. Não aceitamos que seu estado de emergência justifique as ações autoritárias e ilegais em curso. O edifício da FAU exige que os ideais que ele simboliza sejam lembrados e respeitados. Intervir nesse edifício é ainda uma forma de pensar o Brasil que queremos.

browse all the signatures

Gloria MaddenBy: