A Cultura Brasileira quer dar o Salto! sign now

A Cultura Brasileira quer dar o Salto!

Nós, militantes culturais do Brasil, sentimo-nos no dever de apresentar o nome de Célio Turino como contribuição ao debate sucessório do Ministério da Cultura
 
A vitória de Dilma Rousseff no dia 31 de outubro representa a voz do povo brasileiro declarando que não admite o retrocesso e quer avançar na construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária para todos os brasileiros. Quer avançar na experiência democrática e popular sem precedentes no Brasil e no mundo iniciada nos últimos oito anos pelo governo do presidente Lula. O segmento cultural teve um papel ativo e destacado, com a presença de artistas e intelectuais consagrados ao lado de Dilma, especialmente no momento em que a oposição tentou reduzir o debate com tons de reacionarismo explícito. E a base social mobilizada em torno das políticas culturais do governo Lula nos últimos oito anos deu o tom de emoção e encantamento que foi fundamental para garantir a vitória da campanha nas ruas, nas praças, nas favelas, no campo, nas comunidades.
 
Esta, importante movimentação política e social em torno da cultura está diretamente relacionada com a política cultural do governo Lula, que possibilitou a agentes culturais de todo o país se reconhecessem enquanto uma rede nacional ativa, vibrante, poderosa e com capacidade de interferir nos destinos do país. E dentre o conjunto de programas e ações do MinC nos últimos oito anos, os Pontos de Cultura e o Programa Cultura Viva foram as ações centrais que possibilitaram a articulação e mobilização da cultura num movimento social que se organizou em todo o país através de redes, fóruns, teias e grupos temáticos de agentes culturais que representam cerca de oito milhões de brasileiros  dialogando com a área da cultura, da educação, cidadania, tradição oral, mídias livres, economia, cultura digital. Sem dúvida, a maior base social já articulada em torno da cultura na história deste país.
 
Este movimento nacional dos Pontos de Cultura, junto a outros segmentos da vida cultural brasileira, sente-se na responsabilidade política de posicionar-se diante do quadro de transição/sucessão do Ministério da Cultura. Queremos que a cultura seja tratada como um tema central para o próximo governo. Chegou a hora da cultura brasileira dar um grande salto! Neste sentido, um conjunto expressivo de agentes culturais brasileiros reunidos em torno do movimento nacional dos Pontos de Cultura, querem apresentar à sociedade brasileira e particularmente à nossa futura presidente Dilma Rousseff o nome de CÃLIO TURINO, cidadão brasileiro, historiador, escritor, Secretário de Cidadania Cultural do MinC por seis anos, formulador e implementador  do Programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, como possível e desejável Ministro da Cultura do Brasil. Célio Turino é um militante da cultura, servidor público de carreira, foi o principal agente do estado brasileiro na implantação de uma política pública em gestão compartilhada com a sociedade civil que hoje é exemplo e referência para todo o mundo.

Entre todo um conjunto de nomes extremamente respeitáveis que figuram na sucessão ministerial, Célio Turino reúne excelentes condições para dar o tom de continuidade e avanço para o Ministério da Cultura no próximo período.

Nós, militantes culturais do Brasil, sentimo-nos no dever de apresentar o seu nome como contribuição ao debate sucessório do Ministério da Cultura.

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal
0 / 50

Latest Signatures

No one has signed this petition yet

Information

Keri EstesBy:
International PolicyIn:
Petition target:
Presidencia do Brasil

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets