2009 - COIMBRA CIDADE DO CONHECIMENTO sign now


Coimbra é uma cidade adiada, cujo brilho assente num passado glorioso é cada vez mais ténue.

Coimbra perdeu nas últimas duas décadas influência académica, política, social e económica no todo nacional. Restando-lhe, uma cada vez menor, primazia regional que nada sendo feito rapidamente se diluirá de forma irremediável.

O diagnóstico há muito que está feito. Há que reagir.

O Ano 2009 representa uma oportunidade única para Coimbra se assumir como potencial centro de saber e fórum de criatividade cultural no espaço europeu e ibero-americano.

Em 2009, Portugal acolherá a XIX Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo dedicada à Inovação e Conhecimento. Ao longo do ano, diversas reuniões preparatórias trarão a Portugal especialistas e decisores políticos do espaço ibero-americano, que culminará com a reunião magna no início de Dezembro.

Em 2009, celebrar-se-á, também, o Ano Europeu da Inovação e da Criatividade, uma iniciativa da Comissão Europeia, que se pretende venha a lançar pontes entre o mundo da criatividade e o da inovação, entre as artes e as tecnologias e o mundo empresarial, mostrando com exemplos concretos o interesse em associar estes dois conceitos num certo número de domínios, como as escolas, as universidades e os organismos públicos e privados.

Ora aqui estão, pois, bons motivos para por Coimbra a mexer. Para lançar debates, fomentar a criatividade, apoiar ideias e fazer desta cidade um marco na geografia europeia e ibero-americana.

Estas são, assim, duas motivações singulares para Coimbra poder definitivamente afirmar o respectivo modelo de desenvolvimento económico assente numa rede de empresas ligadas ao conhecimento e à inovação.

Considerando os desafios ibero-americano e europeu acima identificados, ao longo de 2009, Portugal terá a responsabilidade de organizar e promover debates, conferências, workshops, feiras e iniciativas que resultem num conjunto de ganhos estratégicos. Coimbra, deveria, desde já, candidatar-se a receber esses eventos e, deste modo, beneficiar com as conclusões alcançadas e com a notoriedade adquirida.

Em suma, Coimbra num consórcio composto pelo Município, Universidade, Agência Regional da Promoção do Turismo e demais forças associativas deveria, desde já, colocar-se na linha da frente para dinamizar tudo quanto pudesse trazer à Lusa-Atenas massa crítica para potenciar indubitavelmente assim a sua vocação para o conhecimento e para a inovação.

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal
450 / 1000

Latest Signatures

browse all the signatures

Information

Gordon WongBy:
Nature and EnvironmentIn:
Petition target:
CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets