Segurança é coisa séria! Mobilize-se! assine agora

Mobilize-se pela proibição da venda do álcool de uso doméstico

Todos os anos, milhares de pessoas, entre elas crianças, são vítimas de graves queimaduras, parte delas causadas pelo uso inadequado do álcool, produto muito presente nos lares brasileiros.

Para pedir apoio à sociedade, 13 instituições ligadas à infância, saúde e defesa do consumidor – abaixo citadas - uniram-se para mobilizar a Câmara dos Deputados pelo voto favorável à proibição e fazer um apelo à população para que deixem de comprar e utilizar o produto. No dia 06 de junho será lembrado o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras.

As instituições apresentam 6 motivos pelos quais a sociedade deve aderir a esta campanha:

1. A queimadura com álcool mata e deixa graves sequelas: segundo dados de 2011 do DATASUS/Ministério da Saúde, 2.374 crianças foram hospitalizadas vítimas de queimaduras por exposição ao fogo, fumaça e chamas. Desse total, 30% estavam ligados a queimaduras com substâncias inflamáveis, o que inclui o álcool – cerca de 2 crianças hospitalizadas a cada dia.

2. O tratamento é muito doloroso: A queimadura demanda tratamento demorado e muito dolorido quando a criança sobrevive. As sequelas deixadas podem permanecer por toda a vida da criança e requer muitas cirurgias. Os pequenos são mais vulneráveis à queimadura, pois têm a pele mais fina que os adultos; sofrem queimaduras a temperaturas mais baixas, que atingem maior profundidade e maior superfície do corpo e têm habilidade reduzida para escapar do perigo.

3. São gastos milhões para atender as vítimas: neste mesmo ano, os gastos de hospitalização das vítimas destes acidentes alcançaram R$ 7.481.352,35. Normalmente são casos que exigem internação em Unidades de Terapia Intensiva, com custo diário em torno de 3 mil reais ou mais, dependendo da situação do paciente.

4. É um problema cultural: em nenhum outro País do mundo, o álcool é responsável por tantos acidentes. Isso porque, culturalmente, o produto é muito utilizado no ambiente doméstico, para limpeza ou acendimento de churrasqueiras.

5. O álcool é substituível: muitas pessoas ainda não sabem que o álcool não tem nenhum poder bactericida e pode perfeitamente ser substituído por outros produtos que cumpram essas funções como água e sabão e acendedores próprios.

6. Sua proibição causa redução da incidência e gravidade das queimaduras: em 2002, A Resolução RDC nº 46 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou a substituição do álcool líquido, acima de 46° INPM, pela versão gel, e deu prazo de seis meses para os fabricantes se adaptarem ao novo formato. Nesse período de adaptação, em que parou de ser comercializado, o número de acidentes com álcool caiu 60%, o número de internações hospitalares e a gravidade das queimaduras reduziu em 26%.

Para ajudar a sensibilizar os membros da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e dar força a essa mobilização, assine a petição pedindo a aprovação do Substitutivo da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei 692/2007, que restringe a venda do produto, e envie para os seus amigos pedindo apoio.

Instituições que apoiam esta campanha:
Aliança pela Infância
Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica - CIPE
Avante
Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo
CRIANÇA SEGURA Safe Kids Brasil
Federação das Apaes
Fórum Nacional Pela Primeira Infância
Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Instituto Zero a Seis
PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor
Rede Nacional da Primeira Infância
Sociedade Brasileira de Pediatria
Sociedade Brasileira de Queimadura

Assinam Petição

Facebook assinatura sign_with_twitter
OU

Se você já se dispõe de uma conta prossiga com o login, caso contrário proceda à inscrição e assinatura preenchendo os campos aqui embaixo.
Nome de usuário, e-mail e senha serão os seus dados da conta, poderá assim assinar outras petições depois de ter prosseguido com o login.

Privacidade nos motores de busca? Você pode usar um apelido:

Atenção o e-mail deve ser válido para que possa validar a sua assi natura, caso contrário será anulado.

Painel De Mensagens

Petições relacionadas

Assinam Petição

Facebook assinatura sign_with_twitter