Movimento Galeria de Arte Arthur Bispo do Rosário assine agora

Todo equipamento cultural será sempre bem-vindo; toda ação que beneficie as artes e a cultura será aplaudida, porém, tudo deve ser feito com zelo e respeito ao erário e à memória daqueles que, efetivamente construíram a história da arte.
O Governo do Estado de Sergipe construiu uma galeria de arte na orla da Atalaia.
Eu pergunto: quem é mesmo Ana Maria para ostentar o seu nome numa galeria de arte pública? Ela é mecenas, marchand, colecionadora de arte, produtora cultural, arte educadora, artista plástica? Qual a ligação desta pessoa com a cultura ou a arte que eu nunca ouvi falar? Ela é viva, mora em Aracaju ou Sergipe? Ou será ela apenas uma componente do poder plutocrata há muito instalado em Sergipe e que, com atitude faraônica estampa os nomes dos seus pares nos espaços públicos, sem o mínimo de escrúpulo, aproveitando-se de uma Lei dúbia e um Ministério Público Estadual indiferente?
Nunca ouvi, sequer, falar que essa pessoa homenageada com o nome numa galeria de arte pública fosse prestigiar uma só exposição de artes plásticas. Nunca se viu publicamente uma ação efetiva dessa pessoa voltada para a cultura ou as artes. Portanto, é uma pessoa deslocada deste contexto, logo, tal homenagem é aqui questionada.
Esta situação lembra muito bem o famigerado nepotismo, comportamento que não era punido por lei, porém, por não ser ético o povo sempre reprovou, até que um dia este repúdio virou lei.
Sugiro ao Movimento Cultural reagir a isto que afeta a consciência cultural e avilta a dignidade de todos nós, na medida em que dá ao nosso Estado uma aparência política e cultural de um feudo, onde condes e barões ora se digladiam, ora se mancomunam, mas sempre com a mesma prática de se apossarem dos bens públicos, se não efetivamente, mas simbolicamente os aparelhando com seus nomes.
Em nome da memória, da história das artes visuais, da valorização do nosso patrimônio cultural, é preciso haver reação das pessoas sensatas e responsáveis para coibir esta infâmia secular. E o Movimento Cultural tem esta responsabilidade.
Em trocadilho proposital digo: entre a razão do poder e a loucura de contestá-lo, pela sua força de representatividade na arte contemporânea, fica a sugestão para o nome da Galeria ser "Bispo do Rosário”. Esta é uma boa e grande causa para o Movimento Cultural ir à luta.

Assinam Petição

Facebook assinatura sign_with_twitter
OU

Se você já se dispõe de uma conta prossiga com o login, caso contrário proceda à inscrição e assinatura preenchendo os campos aqui embaixo.
Nome de usuário, e-mail e senha serão os seus dados da conta, poderá assim assinar outras petições depois de ter prosseguido com o login.

Privacidade nos motores de busca? Você pode usar um apelido:

Atenção o e-mail deve ser válido para que possa validar a sua assi natura, caso contrário será anulado.

Painel De Mensagens

Petições relacionadas

Assinam Petição

Facebook assinatura sign_with_twitter