Circolo Trentino di Vitoria (ES) Brasil sign now

Estimados destinatários,

Na condição de descendentes trentinos e de associados ao Circolo Trentino di Vitória (ES), por meio deste, manifestamos nosso desgosto diante da situação atualmente apresentada nesta associação, que se tornou há tempo constrangedora. Depois de alguns anos em que o espírito de confraternização era o ponto alto da entidade, este foi se desvirtuando e o Circolo Trentino passou, pelo que se observa, a ser um grande negócio.

Basta mencionar que o presidente passou a ser uma espécie de despachante para os descendentes de trentinos, que procuram informações para dar entrada com o processo de reconhecimento de cidadania italiana, cobrando valores não simbólicos, pelos serviços oferecidos dentro da associação. Utilizando-se de sua condição de chefe da associaçao, o mesmo faz cobranças excessivas, quando o Estatuto do Circolo e da Associação Trentini nel Mondo prevê a existência de uma sociedade sem fins lucrativos, e de utilidade social, basada no voluntariado.

No estado do Espírito Santo, o Circolo Trentino di Vitória é o único que trata dos assuntos do processo de reconhecimento de cidadania italiana para descendentes de trentinos (lei 379/2000). Nem mesmo o Vice-Consulado em Vitória fornece informações, indicando sempre o Circolo para tal finalidade. Desta forma, criou-se a este uma espécie de hegemonia. Vale ressaltar que, desde a sua fundação, a presidência permanece a mesma. Os descendentes, em sua maioria desinformados, acreditam naquilo que lhes é dito, pagando taxas injustificáveis, sem nenhum recibo ou prestação fiscal oficial ao associado pagante.

Um dos pontos que mais tem revoltado os afiliados do Circolo é a cobrança da taxa para dar entrada aos processos de Reconhecimento da Cidadania Italiana. Cada associado tem pagado a quantia de cerca R$ 80,00 (oitenta reais) nas últimas vezes que representantes do Consulado Geral da Italia no Rio de Janeiro vêm ao estado do Espírito Santo, na sede do Circolo de Vitoria. Esse valor é exigido pelo Circolo Trentino di Vitória com a finalidade informada de custear a viagem da comissão consular, como se esta fizesse um favor à comunidade italiana in loco, que deseja oficializar o requerimento de reconhecimento da cidadania italiana.

Questiona-se sobre a legalidade desse tipo de taxa, quando se presume que nenhum cidadão tenha de reembolsar despesas a funcionários diplomáticos. Questiona-se, ainda, o porquê da não emissão de recibos legítimos. No lugar de tais recibos, é emitido, quando se é exigido, um simples recibo, comprado em papelaria, sem qualquer referência a quem e o que está sendo pago. Gosatiamos de saber se o Governo italiano e os representantes dos Circolos Trentinos na Italia estao a par desse tipo de atitude.

Um agravante deste quadro está na coação que a presidência do Circolo Trentino di Vitória faz a seus associados através do informativo Circolando e nos boletos da cobrança de anuidade. No jornal, bem como nos boletos, acompanha uma mensagem, dizendo que os inadimplentes serão desligados do Circolo Trentino e seus nomes encaminhados para o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, dando a entender que esses associados terão problemas com o processo de cidadania se não continuarem filiados ao Circolo, efetuando regularmente os pagamentos.

Por causa de uma mensagem desse tipo, pediu-se informações ao Consultor da Provincia Autonoma di Trento para o Brasil, Sr. Eraldo José Stenico, que foi claro ao afirmar que ninguém é obrigado a permanecer filiado a nenhuma entidade e que isso não influi em nada no processo de cidadania, se esse já se encontra em andamento.

Ademais, se presume impossível que um requerente se torne italiano mediante pagamento de anuidade de participação a qualquer Circolo Trentino ou a qualquer outra associaçao do tipo, e de igual forma, é obvio que ninguém deixa de sê-lo pelo fato de estar inadimplente com tal associação. O não pagamento em questão é tão somente reflexo da insatisfação dos associados, que são recorrentemente chamados a pagar taxas, sem obter nenhum serviço/assistencia em cambio.

Somado a isso, quando um associado solicita auxílio do Circolo Trentino em questão, tal como orientação e ordenação dos documentos, o que normalmente vem por eles chamados de montagem do processo relativos ao reconhecimento da cidadania italiana, dando a entender algo complicado e contensioso e talvez passivel de realizaçao somente por eles, isto é feito somente mediante pagamento de taxas extras, como ja se disse, pela montagem do processo.

Questiona-se, também, sobre as traduções feitas pelo Sr. José Renato Margon, serviço de competência de tradutores juramentados reconhecidos pelo Estado. Jamais foi o encontrado o nome do respectivo senhor na lista de tradutores do Consulado Geral, gerando uma duvida quanto à condiòao de juramentado enquanto tradutor, quando o mesmo fornece tais serviços a preço de mercado, os quais, vista a finalidade da associação, poderiam ser feitos senao gratuitamente, como o serviço oferto pelos patronatos, ao menos a preços módicos, já que a associação não possui fins lucrativos, e que tais serviços são executados dentro do Circolo e em seu nome, e acima de tudo, pelo seu presidente.

Muitos associados estão deixando de freqüentar o Circolo por não concordar com o direcionamento das atividades da Associação, que há tempo se tornou comercial. Desta forma, queremos contestar a administração e o uso dos recursos financeiros capitados através do Circolo, bem como a exigencia do pagamento de taxas extras, as quais consideramos abusivas.

Manifestamo-nos contra um Circolo Trentino que nao mais oferece voluntariado, mas serviços mediante pagamento. Revindicamos um Circolo Trentino que faça jus ao titulo de associaçao apta a resgatar e preservar a cultura etnica de nossas familias, mediante a promoçao de atividades com esse fim, que sejam frequentes e gratuitas. Queremos um Circolo Trentino que nos faça informados sobre a vida do mesmo. Queremos estar a par da data das eleiçoes internas da diretoria, para garantir nosso direito de voto e de concorrencia, de modo que se for o caso, que a presidencia tenha rotaçao, para que assim efetivamente creiamos que de fato nao existe hegemonia.
Nao nos interessa somente jantas de fim de ano. Queremos poder participar efetivamente, mas queremos primeiramente o estimulo de saber que contamos, nao somente para as anuidades, mas que contamos como associados que na pratica podem participar da vida do Circolo a todos os efeitos.

Nós, abaixo-assinados, manifestamos insatisfação, na condição primaria de descendentes trentinos, que vêem uma causa tão nobre que pertence a nòs sendo transformada em comercio. Na condição de atuais e futuros cidadãos italianos, rogamos que uma providência seja tomada.

Útil ainda se faz ressaltar que nos últimos dias circulou a informação de que o nome do Sr. José Renato Margon estava sendo cogitado para assumir a direção do Vice-consulado italiano de Vitória, fato ao qual manifestamos completo desacordo, a causa da atual conduta nao totalmente transparente do mesmo senhor na direção do Circolo Trentino di Vitória.

Na esperança de obter uma resposta em sinal de respeito, colhemos a ocasião para enviar cordiais saudações.

Vitória-ES, 07 de junho de 2010

Sign with Facebook sign_with_twitter

Sign with Facebook sign_with_twitter

Ollie MackBy:
WorkIn:
Associazione Trentini nel Mondo; Provincia Autonoma di Trento; Ministero degli Affari Esteri

Handmade with love by Nextone Media

Smooto - Activism - When and How